Livros - Ferrovias

Café e Ferrovias - A evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura cafeeira, Odilon Nogueira de Matos, Editora Pontes, 4ª edição, 1990, capa brochura, 187 páginas, ilustrado, muito bem conservado.
Código: SE9510w
Cadastro: R$ 28/09/2024
Preço: R$ 35,00

::: Século XIX. Castro Alves sentia a revolução do "Trem de Ferro".
Século XX. A imprensa destaca a importância da "via férrea" na integração do continente sul-americano. A obra de Odilon Nogueira de Matos é a ponte de ligação entre o passado histórico da ferrovia e o futuro do "Trem de Ferro".
O interesse pela História Econômica do Brasil, em especial pelo café do oeste paulista e a busca da explicação para o processo de implantação, e decadência do setor ferroviário, levaram o autor a um estudo amplo da História do Estado de São Paulo, mantendo em torno da espinha dorsal o binômio café-ferrovias toda a estrutura orgânica que compõe o corpo complexo de nossa vida sócio-econômica. J. S. Witter :::





Estado e Capital Ferroviário em São Paulo - A Companhia Paulista de Estradas de Ferro entre 1930 e 1961, Guilherme Grandi, Editora Alameda, 2013, capa brochura, 326 páginas, muito bem conservado, apenas com leve descascado no alto da quina da orelha da capa.
Código: SG1317j
Cadastro: 28/09/2024
Preço: R$ 19,00

::: O livro de Guilherme Grandi revisita um tema histórico de enorme relevância para a história de São Paulo e do país, densamente trabalhado pelos historiadores, mas ainda não esgotado, como os leitores desta instigante tese constatarão.

A Paulista é um ícone no concerto dos estudos ferroviários. Assume papel chave no desenvolvimento econômico da Província e do Estado de São Paulo, absolutamente dependente de sua produção agrícola desde os tempos coloniais, portanto, dependente da ocupação sistemática de suas terras, de seus espaços agricultáveis, numa contínua produção do território na forma das fazendas, vilas e cidades constituídas, perseverando naquele que tinha sido o traço fundamental da conquista e colonização portuguesa nos trópicos: a perene semovência das fronteiras. :::




Estado e Capital Ferroviário em São Paulo - A Companhia Paulista de Estradas de Ferro entre 1930 e 1961, Guilherme Grandi, Editora Alameda, 2013, capa brochura, 326 páginas, muito bem conservado.
Código: SP2998m
Cadastro: 28/09/2024
Preço: R$ 20,00

::: O livro de Guilherme Grandi revisita um tema histórico de enorme relevância para a história de São Paulo e do país, densamente trabalhado pelos historiadores, mas ainda não esgotado, como os leitores desta instigante tese constatarão.

A Paulista é um ícone no concerto dos estudos ferroviários. Assume papel chave no desenvolvimento econômico da Província e do Estado de São Paulo, absolutamente dependente de sua produção agrícola desde os tempos coloniais, portanto, dependente da ocupação sistemática de suas terras, de seus espaços agricultáveis, numa contínua produção do território na forma das fazendas, vilas e cidades constituídas, perseverando naquele que tinha sido o traço fundamental da conquista e colonização portuguesa nos trópicos: a perene semovência das fronteiras. :::




Ferrovias e Saneamento em São Paulo, Cristina de Campos, Editora Pontes, 2010, capa brochura, 306 páginas, ilustrado, formato 21,5x29cm, excelente estado de conservação.
Código: SP6091w
Cadastro: 28/09/2024
Preço: R$ 30,00

::: O engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza e a construção da rede de infraestrutura territorial e urbana paulista, 1870-1893. :::




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